Raro híbrido de leão e tigre nasce em zoológico da Rússia

Rostov do Don, Rússia, 30 Jan 2017 (AFP) - Um bebê ligre, um híbrido raro que resulta do cruzamento entre um leão e uma tigresa, nasceu em um zoológico itinerante na região de Rostov del Don, no sul da Rússia - disse à AFP seu diretor, Erik Airapetian.

Batizado Zar, o ligre nasceu há dois meses e meio da união entre a única tigresa desse pequeno parque zoológico, Princesa, e o leão Caesar, detalhou Airapetian.

Os pais de Zar "vivem juntos há muito tempo e se conhecem bem. Quando a tigresa ficou no cio, ela não tinha outra opção", acrescentou Airapetian.

Os ligres são animais extremamente raros, já que a probabilidade de que nasçam em seu entorno selvagem é quase nula. Os tigres vivem na Ásia, e o hábitat dos leões fica na África, explica o diretor.

"Atualmente, há apenas cerca de 20 ligres no mundo", completa.

O pequeno Zar tem a pele bege, própria dos leões, e o rosto coberto de listras, como os tigres, e está sendo alimentado com o leite de uma das cabras do Jardim Zoológico.

Por enquanto, seu tamanho não ultrapassa o de um gato, mas o ligre adulto é sempre maior do que seus pais, acrescenta Airapetian.

Esse animal pode chegar a pesar 400 quilos, enquanto o peso máximo de um tigre é de cerca de 300 kg, e o de um leão, de 250 kg.

Nos Estados Unidos, o ligre Hércules, que pesa 418 kg e mede 3,33 metros, é oficialmente o maior felino do mundo, registrado no Livro Guinness dos recordes.

str-mp/pop/kat/pt/es/eg/db/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos