Topo

Operação antiterrorista no oeste da Alemanha

01/02/2017 07h14

Berlim, 1 Fev 2017 (AFP) - A polícia da Alemanha realizou nesta quarta-feira mais de 50 operações de busca e apreensão na região de Hesse (oeste) e uma detenção, anunciou a Promotoria de Frankfurt.

No total, 54 operações foram realizadas em várias cidades próximas a Frankfurt. Um homem suspeito de comandar uma célula local do grupo extremista Estado Islâmico foi detido, informou a Ministério Público.

O detido, um tunisiano de 36 anos, é suspeito de ter recrutado e dirigido uma célula de 16 pessoas "uma rede que pretendia cometer um ataque na Alemanha (...) mas que foi desmantelada sem que um objetivo em particular tenha sido identificado".

Mais de 1.000 policiais participaram nas operações.

Na terça-feira à noite en Berlim três pessoas, de 21, 31 e 45 anos, suspeitas de planos para viajar a zonas de guerra, na Síria ou Iraque, foram detidas, informou a polícia local.

As três pessoas, detidas em plena rua, frequentavam uma mesquita salafista, a qual também comparecia o autor do atentado com caminhão em 19 de dezembro em Berlim, confirmou a polícia.

bur-dar/fp