Senado dos EUA confirma Rex Tillerson como secretário de Estado

Washington, 1 Fev 2017 (AFP) - O Senado dos Estados Unidos confirmou por maioria simples, nesta quarta-feira (1º), o empresário do setor do petróleo Rex Tillerson, de 64, como novo secretário de Estado.

Ex-CEO da ExxonMobil, Tillerson assume o controle da enorme máquina diplomática americana, substituindo John Kerry, que deixou o cargo em 19 de janeiro, véspera da posse de Donald Trump.

Ele foi confirmado por 56 votos contra 43, com quatro democratas se unindo a todos os 52 republicanos que se pronunciaram a favor.

Esse era um dos mais importantes cargos do gabinete de Trump à espera de confirmação pelo Senado, já que o secretário de Estado é o quinto na linha de sucessão da Casa Branca em caso de ausência das demais autoridades.

Outros três secretários já foram confirmados (Defesa, Segurança Interna e Transportes), além do diretor da CIA e da embaixadora dos EUA nas Nações Unidas.

Engenheiro por formação, Tillerson começou na ExxonMobil em 1975 e foi galgando posições até chegar ao cargo máximo em 2006.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos