Trump discutiu com primeiro-ministro australiano em conversa tensa por telefone

Washington, 2 Fev 2017 (AFP) - O presidente Donald Trump interrompeu abruptamente uma conversa telefônica na semana passada com o primeiro-ministro australiano, informa o jornal The Washington Post.

De acordo com o jornal, Trump interrompeu a conversa com Michael Turnbull depois de criticar o acordo para receber refugiados e elogiar sua vitória eleitoral de novembro.

A Austrália é um dos aliados mais próximos dos Estados Unidos, um dos chamados "cinco olhos" com os quais Washington compartilha informações consideradas sensíveis.

Das quatro conversas telefônicas com líderes mundiais na semana passada, "esta foi a pior de longe", teria afirmado Trump a Turnbull, segundo o Post.

Ao ser questionado sobre a notícia do jornal americano nesta quinta-feira, o primeiro-ministro australiano respondeu: "Agradeço o interesse, mas é melhor que estas coisas, que estas conversas sejam conduzidas de maneira franca e privada".

"Posso garantir que a relação é muito forte", completou.

O relato do Post é bastante diferente do comunicado oficial divulgado pelos dois governos na semana passada.

Turnbull disse na segunda-feira que havia concordado com Trump em honrar o acordo alcançado com o ex-presidente Barack Obama para receber um número não específico das 1.600 pessoas que a Austrália abriga em centros de Nauru e Papua-Nova Guiné.

Existem temores de que Trump rescinda o acordo depois de assinar um decreto anti-imigração que suspende a entrada de refugiados e cidadãos de sete países muçulmanos.

Após a informação divulgada pelo Post, Trump colocou em dúvida o acordo no Twitter.

"Vocês acreditam? A administração Obama concordou em receber milhares de imigrantes ilegais da Austrália. Por quê? Vou estudar este acordo estúpido", escreveu.

mdo-mp-mdl/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos