Vice americano visitará Bruxelas e Munique

Washington, 3 Fev 2017 (AFP) - O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, visitará a cidade alemã de Munique ainda este mês para participar de uma conferência sobre segurança e, depois, segue para Bruxelas - informou a Casa Branca nesta quinta-feira (2).

Em conversa com o ministro alemão das Relações Exteriores, Sigmar Gabriel, Pence informou-o "de seus planos de participar da Conferência de Segurança em Munique e de visitar Bruxelas este mês, para se conectar com aliados europeus", divulgou a Presidência americana.

"Ele conversará com aliados e sócios europeus sobre como aprofundar e reforçar a aliança transatlântica", disse.

A eleição de Trump gerou uma profunda crise nessa relação, que tem 75 anos de existência.

Nas capitais europeias, o aparente desdém de Trump pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e pela União Europeia (UE) e sua aparente intenção de se envolver com a Rússia provocou um efeito próximo ao de pânico.

Por décadas, o poder militar dos Estados Unidos apoiou a segurança europeia, mas Trump disse que tem de haver maior reciprocidade nessa relação.

Diplomatas europeus expressaram sua esperança de que as nomeações de Rex Tillerson, como secretário de Estado, e de James Mattis, como secretário da Defesa, moderem o apoio de Trump a movimentos nacionalistas e populistas no continente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos