Extrema-direita francesa quer que Fillon que se retire da disputa presidencial

Paris, 3 Fev 2017 (AFP) - O partido de extrema-direita francês, a Frente Nacional (FN), pediu nesta sexta-feira que a renúncia de François Fillon, o candidato conservador nas eleições presidenciais que se encontra envolvido em um escândalo de que teria dado a sua esposa um cargo fantasma.

"Quero que François Fillon assuma suas responsabilidades e se retire das eleições presidenciais", afirmou o vice-presidente da FN, Florian Philippot, falando à rádio RTL.

Na véspera, Fillon disse estar determinado a continuar com sua campanha, apesar das divisões crescentes da direita, alimentadas a cada dia por novas revelações.

A mulher do candidato, Penelope Fillon, afirmou que "nunca foi assistente" de seu marido, em uma entrevista de 2007 ao jornal britânico The Sunday Telegraph que o canal francês France 2 recuperou e retransmite nesta quinta-feira.

Outros veículos, como o jornal Le Monde e o site Mediapart, também têm divulgado informações sobre as atividades lucrativas de Fillon como consultor. Pouco antes de se tornar deputado de Paris, ele criou a empresa "2F" em 2012.

"Não se busca fazer justiça, mas me derrubar. E, além de mim, derrubar a direita", clamou o candidato em um comício nesta quinta-feira, aonde chegou em meio a alguns gritos de "Fillon, renúncia".

Ex-primeiro-ministro de Nicolas Sarkoy (2007-2012), Filllon decidiu ir até o fim de sua campanha presidencial e programou duas visitas nesta quinta-feira ao noroeste da França.

O candidato, cuja popularidade está caindo à medida que os dias passam, denunciou na quarta-feira um "golpe de Estado constitucional" da "esquerda" governante contra sua candidatura.

bur-adp/gj/kjl/pc/acc/cn

RTL GROUP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos