Novas vítimas em confrontos no leste da Ucrânia

Avdiivka, Ucrânia, 3 Fev 2017 (AFP) - Pelo menos nove pessoas morreram no leste da Ucrânia, nesta sexta-feira (3), no sexto dia consecutivo de confrontos pelo controle da cidade de Avdiivka.

O Exército ucraniano e os rebeldes pró-Rússia se enfrentam há dias, utilizando morteiros e disparos de artilharia na cidade industrial. Controlada por Kiev, Avdiivka fica na parte oriental da Ucrânia, 10 km ao norte do núcleo rebelde de Donetsk.

As autoridades ucranianas anunciaram a morte de cinco soldados em apenas 24 horas, na área de conflito, enquanto os separatistas disseram que dois civis foram mortos em Donetsk por bombardeios oficiais do país.

Segundo as forças de Kiev, um morador e um socorrista também morreram nos últimos combates em Adviivka, o que aumenta para 34 o balanço de vítimas fatais no enfrentamento, desde domingo.

Esse conflito é um dos mais graves desde o cessar-fogo "ilimitado" firmado no final de dezembro. O número de mortos também é o maior desde os períodos mais violentos da guerra entre 2014 e 2015.

Ainda assim, a intensidade dos bombardeios diminuiu nesta sexta, em Avdiivka. Repórteres da AFP no local noticiaram que os disparos de morteiro são ouvidos de maneira mais esporádica.

Aproximadamente 20 mil pessoas estão sem calefação, apesar das baixas temperaturas do inverno ucraniano. Até o momento, apenas 200 pessoas conseguiram sair da cidade.

O governo ucraniano e a União Europeia acusam Moscou de apoiar militarmente os separatistas. Os russos negam as acusações.

is-zak-pop/mp/gde/pc/acc/fa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos