Irã inicia exercícios militares com mísseis

Teerã, 4 Fev 2017 (AFP) - O Irã, em plena escalada da tensão com os Estados Unidos, iniciou neste sábado exercícios militares que incluem mísseis, anunciaram os Guardiões da Revolução, unidade militar de elite.

As manobras têm o objetivo de mostrar "a total preparação para enfrentar as ameaças e as sanções humilhantes" contra o Irã anunciadas ontem pelos Estados Unidos, assinala o site oficial dos Guardiões, Sepahnews.

Durante o exercício, serão testados diferentes sistemas de radares, e mísseis de fabricação local, bem como centros de comando, diz o texto.

O anúncio é feito um dia depois de os Estados Unidos anunciarem novas sanções ao Irã, em resposta ao teste de um míssil balístico em 29 de janeiro, que irrritou o novo governo americano.

Em visita a Tóquio neste sábado, o secretário de Defesa americano, James Mattis, afirmou que o Irã é "o Estado que mais apoia o terrorismo no mundo".

A tensão entre Irã e Estados Unidos, que romperam relações diplomáticas após a Revolução Islâmica, em 1979, aumentou fortemente após a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro.

an-stb/mer/ra/erl/lb

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos