Milhares de pessoas se manifestam em Londres contra Trump

  • Neil Hall/Reuters

    Manifestantes protestam contra o presidente norte-americano, Donald Trump, em Londres

    Manifestantes protestam contra o presidente norte-americano, Donald Trump, em Londres

Londres, 4 Fev 2017 (AFP) - Milhares de pessoas se manifestaram neste sábado (4) em Londres contra o decreto anti-imigração de Donald Trump e a "conivência" da primeira-ministra britânica, Theresa May, com o presidente dos Estados Unidos.

Os manifestantes se concentraram pela manhã diante da embaixada americana, convocados por várias organizações antirracistas, pacifistas ou antiausteridade, como "Stand Up to Racism", "Stop the War Coalition" e "The People's Assembly Against Austerity".

Depois, marcharam em direção à Trafalgar Square com cartazes que diziam "Não ao racismo!", "Não à Trump!", "Trump no lixo!" ou "Ele está mentindo!", constatou um jornalista da AFP.

"Todos os que são contra o racismo e que apoiam os direitos humanos tem de se levantar" contra o decreto do presidente republicano, indica a página da manifestação no Facebook.

Os organizadores também denunciam a "conivência" de Theresa May com o bilionário americano, e seu convite para que ele visite o Reino Unido neste ano.

"Se Theresa May continua querendo convidar Trump, vamos paralisar esta capital", disse Chris Nineham, vice-presidente da organização "Stop the War Coalition".

Na segunda-feira, uma manifestação similar reuniu dezenas de milhares de pessoas em Whitehall, uma grande avenida no centro de Londres, onde estão vários ministérios e a residência da primeira-ministra.

Mais de 1,8 milhão de pessoas assinaram uma petição online para que a visita de Trump não seja uma visita oficial, que será debatida pelo parlamento em 20 de fevereiro.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos