Imigrantes fogem dos Estados Unidos e pedem refúgio no Canadá

Ottawa, 7 Fev 2017 (AFP) - Vinte e dois imigrantes, a maioria da Somália, que fugiram dos Estados Unidos em plena tempestade de neve e sob um frio polar, chegaram no fim de semana ao Canadá, onde pediram asilo, anunciou a Polícia nesta terça-feira.

Todos cruzaram a pé a fronteira próxima ao povoado de Emerson, 120 km ao sul de Winnipeg (Manitoba, centro), após várias horas de caminhada na neve.

Eles se aventuraram neste périplo até o Canadá depois que o presidente americano, Donald Trump, proibiu temporariamente a entrada no país de pessoas procedentes de sete países de maioria muçulmana (Iraque, Irã, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen) e de todos os refugiados.

A aplicação do decreto foi suspensa pela Justiça americana e a Casa Branca apelou da sentença. Uma corte federal de apelações examinará o recurso nesta terça-feira por volta das 21h00 de Brasília.

Os imigrantes foram recolhidos pela polícia federal canadense e alojados por algumas horas na sala municipal de Emerson antes de darem entrada aos trâmites de pedido de refúgio político.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos