ONU volta atrás em ultimato dado à oposição síria nas negociações

Nações Unidas, Estados Unidos, 8 Fev 2017 (AFP) - O enviado especial da ONU para a Síria transmitirá os convites para as negociações de paz nos próximos dias, afirmou nesta quarta-feira o porta-voz da ONU, voltando atrás no ultimato feito à oposição síria.

Staffan de Mistura tinha advertido tempos atrás que elegeria ele mesmo os delegados da oposição para estas negociações de paz, que serão realizadas sob a liderança da ONU em Genebra em 20 de fevereiro, se a oposição não conseguir entrar em acordo sobre seus próprios representantes.

"Os convites serão enviados nos próximos dias", afirmou o porta-voz Stéphane Dujarric a jornalistas, no mesmo dia da data-limite anunciada pelo enviado especial.

"Todos sabemos que estes procedimentos são mais complexos e que necessitam de mais discussões e consultas com várias pessoas", assegurou. "Sendo assim, de Mistura e sua equipe continuam nesta via".

A ameaça do enviado especial tinha sido recebida com frieza pela oposição, para a qual a eleição de seus representantes não é "assunto" da ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos