Dois bombardeiros russos interceptados perto da costa francesa

Paris, 9 Fev 2017 (AFP) - Dois caças franceses interceptaram dois bombardeiros estratégicos russos Tu-160 Blackjack nesta quinta-feira perto da costa francesa, anunciou a Força Aérea.

As aeronaves russas "se aproximaram a uma centena de quilômetros da costa francesa, sem entrar no nosso espaço aéreo", declarou em um comunicado. "Foram interceptadas e escoltadas (...)" até a Espanha, acrescentou.

Seis aviões russos foram vistos primeiramente perto da Noruega. Quatro deles retornaram para a Rússia, enquanto os dois Tu-160 Blackjack continuaram seu voo em direção ao Reino Unido.

Eles foram acompanhados por caças Eurofighter Typhoon britânicos e, contornando a Irlanda pelo oeste, se dirigiram para a Bretanha, no oeste da França.

Dois Mirage 2000 decolaram de Lorient, na Bretanha, para interceptar e escoltar os aviões russos, sendo acompanhados posteriormente por um Rafale de Saint-Dizier, no leste da França.

Um avião radar AWACS e um petroleiro C-135 francês também foram mobilizados.

Incidentes desse tipo, considerados como "provocações" pelos países ocidentais, são regulares.

As aeronaves russas não violam necessariamente o espaço aéreo dos países da OTAN, mas não transmitem seu plano de voo e não fazem contato por rádio, mantendo seu transponder desligado. Este dispositivo permite identificar os aviões e evitar colisões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos