Ator Harrison Ford quase provoca grave acidente com seu avião

Los Angeles, 15 Fev 2017 (AFP) - O ator americano Harrison Ford, um piloto experiente, quase provocou um grave acidente de avião na segunda-feira (13), a bordo de sua aeronave privada, ao se dirigir para uma pista onde estava um Boeing 737 com 110 passageiros e seis tripulantes a bordo.

Segundo a rede NBC, o astro, de 74, sobrevoou por erro um avião da companhia American Airlines, ao confundir essa pista com aquela onde deveria pousar.

O ator corre o risco de receber uma repreensão, ou ter sua permissão de piloto suspensa, acrescentou a emissora.

"Esse avião de carreira deveria estar abaixo de mim?", perguntou Ford à torre de controle, segundo a NBC.

Interrogado sobre o episódio, o porta-voz da Agência Federal de Aviação (FAA) Ian Gregor confirmou hoje o incidente, sem revelar o nome do ator, porque "a FAA não identifica as pessoas envolvidas em acidentes aéreos".

Segundo Gregor, os controladores aéreos do aeroporto John Wayne, cerca de 70 km ao sul de Los Angeles, "autorizaram um avião monorreator Husky a aterrissar sobre a pista na segunda à tarde".

"O piloto releu corretamente as instruções" para a torre de controle, mas depois "pousou em uma pista de rodagem paralela à pista de aterrissagem, voando acima de um Boeing 737 que se dispunha a entrar na pista vizinha para decolar", acrescentou a FAA, que investiga o incidente.

A AFP procurou uma porta-voz de Harrison Ford, que não quis comentar o episódio.

Há dois anos, o ator ficou ferido, quando seu PT-22 da Segunda Guerra Mundial - o ator coleciona aviões "vintage" - sofreu uma avaria, obrigando-o a aterrissar de emergência em um campo de golfe próximo a Los Angeles.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos