Brasil sedia cúpula de procuradores de 15 países por escândalo da Odebrecht

Brasília, 15 Fev 2017 (AFP) - Procuradores-gerais de 15 países se reunirão na próxima quinta e sexta-feira, em Brasília, para coordenar as investigações da rede de subornos da Odebrecht.

A cúpula será liderada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que convocou seus pares após receber diversos pedidos de informação do caso que reverbera nos três continentes.

"É uma forma de responder a tantos pedidos de dados, em um caso que está sob sigilo", disse à AFP uma fonte que trabalha no encontro e pediu anonimado.

O esquema montado pela Odebrecht para subornar funcionários em troca de licitações e até de medidas parlamentares em seu benefício geraram para a empreiteira e sua filial petroquímica Braskem uma multa de US$ 4,5 bilhões, em um caso que atingiu os Judiciários de Brasil, Suíça e Estados Unidos.

O caso ultrapassou as fronteiras e se espalha pela América Latina como pavio de pólvora.

O Peru emitiu ordem de prisão contra o ex-presidente Alejandro Toledo, acusado de receber milhões de dólares para favorecer a Odebrecht, e há denúncias contra o chefe de Inteligência argentina, Gustavo Arribas, e até contra o presidente colombiano, Juan Manuel Santos. Todos os mencionados negaram as acusações.

Uma fonte do Ministério Público Fiscal argentino, que pediu para não ser identificada, disse à AFP que a reunião servirá para "agilizar os mecanismos de cooperação entre os países, caso surja uma nova informação que ative investigações" e que já foi pedido "o envio de delações que envolvam Arribas".

Os países convidados são Antígua e Barbuda, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Moçambique, Panamá, Portugal, Peru, República Dominicana e Venezuela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos