Líder palestina critica posição dos EUA sobre solução de dois Estados

Ramallah, Territórios palestinos, 15 Fev 2017 (AFP) - A aparente ruptura do presidente americano, Donald Trump, com décadas de apoio à solução de dois Estados para resolver o conflito israelense-palestino "não tem sentido", afirmou nesta quarta-feira a dirigente palestina Hanan Ashraui.

"Não tem sentido", declarou à AFP Ashraui, integrante do comitê executivo da Organização de Libertação da Palestina (OLP), depois que a Casa Branca afirmou que não insistirá na solução de dois Estados, um israelense e outro palestino, como a única possível.

A "administração americana está tentando satisfazer a coalizão extremista de (Benjamin) Netanyahu", o primeiro-ministro israelense, acrescentou.

Na terça-feira, um funcionário da Casa Branca afirmou que os Estados Unidos não insistirão em uma solução de dois Estados, horas antes de um encontro entre Netanyahu e Trump em Washington.

"Não podem dizer isso assim sem (propor uma) alternativa", estimou Ashraui. "Não é uma política responsável e não é boa para a causa da paz".

O princípio de dois Estados, "um junto ao outro em paz e em segurança", foi defendido por meio século por todos os presidentes americanos, tanto democratas quanto republicanos.

sbh-lal-dms/tp/zm/erl/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos