Secretários de Estado e Segurança Interior dos EUA visitarão o México

México, 15 Fev 2017 (AFP) - Os secretários de Estado, Rex Tillerson, e de Segurança Interior, John F. Kelly, dos Estados Unidos, celebrarão uma visita conjunta de trabalho à Cidade do México no próximo 23 de fevereiro, informou nesta quarta-feira a chancelaria mexicana.

A visita, que se realizará em meio à pior crise diplomática bilateral em décadas pelo polêmico muro que o governo americano quer erguer na fronteira comum, tem como propósito avançar no estabelecimento de "uma relação respeitosa, próxima e construtiva entre ambos os países", afirmou o Ministério das Relações Exteriores do México em um curto comunicado.

Tillerson e Kelly celebrarão reuniões com diversos funcionários do governo mexicano. Os detalhes de sua agenda serão divulgados nos próximos dias, afirmou.

Esta viagem é produto, acrescentou a chancelaria, do "diálogo" entre os dois governos acordado pelos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do México, Enrique Peña Nieto, durante telefonema mantido entre os dois em 27 de janeiro.

A relação entre os dois países atravessa seu pior momento em décadas, devido ao muro que Trump quer construir na fronteira comum e que considera que o governo mexicano deve pagar.

O projeto provocou o cancelamento do encontro que os dois presidentes deveriam ter em Washington no fim de janeiro.

Trump começou a tensionar a relação bilateral desde que era candidato à Presidência, referindo-se aos mexicanos como criminosos e estupradores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos