UE envia 'última advertência' por poluição a cinco países do bloco

Bruxelas, 15 Fev 2017 (AFP) - Espanha, Itália, França, Alemanha e Reino Unido receberam nesta quarta-feira (15) uma "última advertência" da Comissão Europeia para que reforcem suas medidas de controle da poluição atmosférica.

Neste inverno, muitos dos países europeus experimentaram episódios de alta poluição que levaram à declaração de medidas de emergência em cidades como Paris, Lyon, Marselha, Madri, Barcelona, Roma, Londres, Berlim e Milão, entre outras.

"A Comissão Europeia envia uma última advertência a Alemanha, França, Espanha, Itália e Reino Unido por terem falhado em abordar as violações repetidas aos limites de poluição atmosférica estabelecidos para o dióxido de nitrogênio", indica o órgão.

O braço executivo da União Europeia disse que instou os países "a tomarem medidas para garantir a boa qualidade do ar e salvaguardar a saúde pública".

A Comissão acrescentou que a poluição atmosférica provoca "doenças respiratórias e cardiovasculares em milhões de europeus".

Os países da União Europeia podem ser afetados por grandes penalidades financeiras pela Comissão, se quebrarem as regras do bloco.

Em 2013, 70 mil europeus morreram prematuramente, devido aos altos níveis de dióxido de nitrogênio, o que representa três vezes o número de mortes por acidentes de estrada no mesmo ano, ressaltou a Comissão.

cds-arp/dk/pvh/eg/age/db/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos