Topo

Centenas de migrantes entram na Espanha ao forçar a barreira de Ceuta

Migrantes sentam no asfalto após passar barreira para entrar na Espanha, no enclave de Ceuta - Jesus Moron/ AP
Migrantes sentam no asfalto após passar barreira para entrar na Espanha, no enclave de Ceuta Imagem: Jesus Moron/ AP

Em Madri

17/02/2017 06h59

Centenas de migrantes conseguiram ultrapassar na madrugada desta sexta-feira (17) a barreira que cerca o pequeno território espanhol de Ceuta no Marrocos e entrar na Espanha, anunciaram o serviço de emergência e a Guarda Civil.

"A Guarda Civil calcula que 500 pessoas teriam conseguido entrar na cidade", disse o serviço de emergência no Twitter.

A Guarda Civil informou que "centenas" de migrantes conseguiram entrar e alguns ficaram feridos, assim como integrantes das forças de segurança.

A tentativa anterior de entrada em massa aconteceu na noite de Ano Novo, quando mil migrantes tentaram superar a barreira de seis metros de altura que cerca a cidade, mas na ocasião sem sucesso.

Migrantes reagem ao passar por barreira em Ceuta - Jesus Moron/ Reuters - Jesus Moron/ Reuters
Migrantes reagem ao passar por barreira em Ceuta
Imagem: Jesus Moron/ Reuters

Imagens gravadas pelo jornal local Faro de Ceuta mostram grupos de dezenas migrantes caminhando eufóricos pelo território espanhol, que fica às margens do Mediterrâneo.

O serviço de emergência informou no Twitter que a Cruz Vermelha atendia quase 400 pessoas, levadas para o centro de retenção administrativa de Ceuta.

O enclave, reivindicado por Rabat, constitui, ao lado de Melilla, a única fronteira terrestre entre o continente africano e a União Europeia. O local é um ponto de passagem para imigração clandestina procedente da África Subsaariana ou do Magreb.

A vigilância da fronteira e o controle das passagens entre os países são de responsabilidade das forças espanholas e marroquinas.