FBI prende homem suspeito por ameaça de bomba a centros judeus nos EUA

Em nova York

  • Robert Cohen /St. Louis Post-Dispatch via AP

    Homem caminha por lápides vandalizadas no cemitério judaico Chesed Shel Emeth, em University City, Missouri

    Homem caminha por lápides vandalizadas no cemitério judaico Chesed Shel Emeth, em University City, Missouri

O FBI prendeu nesta sexta-feira (03) um homem em St. Louis, no Estado de Missouri, suspeito por ameaça de bomba contra centros judeus e escolas americanas em todo o país.

O departamento de Justiça comunicou que Juan Thompson, 31 anos, é possivelmente o responsável por ao menos oito das mais de cem ameaças feitas nas últimas semanas, que por sua vez suscitaram medo e uma onda de atos antissemitas no país.

O órgão de investigação federal acredita que o homem atuava de forma a assediar uma ex-namorada.

"Hoje (sexta-feira) acusamos formalmente Juan Thompson por supostamente assediar sua ex-namorada ameaçando em nome dela a centros judeus por meio de bombas e a Liga Antidifamação", explicou em comunicado o fiscal-geral do distrito sul de Nova York, Preet Bharara.

"As ameaças contra pessoas e lugares baseadas em sua religião ou raça, sem importar o motivo, são inaceitáveis, antiamericanas e criminais", declarou a autoridade.

Paralelamente, um grupo de vândalos quebrou e pintou lápides em um cemitério judeu do Estado de Nova York, sendo esse o terceiro ataque com essas características registrado no país nas últimas semanas.

A diretora-executiva da Federação Judia de Greater Rochester, Meredith Dragon, afirmou que a polícia local não conseguiu determinar se os danos -- cometidos na madrugada de quarta-feira (01)-- são um ato de vandalismo ou crime de ódio.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou a abertura de uma nova investigação diante do auge de ataques e ameaças contra organizações judias no Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos