França realizará uma minicúpula para relançar o projeto europeu

Paris, 4 Mar 2017 (AFP) - França, Alemanha, Espanha e Itália discutirão na segunda-feira (6) a ideia de uma Europa em "várias velocidades" durante uma minicúpula organizada para reativar o projeto europeu, ameaçado pelo Brexit e pelo auge do populismo.

O presidente francês François Hollande, a chanceler alemã Angela Merkel, e os chefes de governo espanhol e italiano, respectivamente, Mariano Rajoy e Paolo Gentiloni, se reunirão no Palácio de Versalhes, próximo a Paris, para discutir uma forma para que a Europa seja mais eficaz e concreta aos olhos dos seus cidadãos.

"A ideia consiste em dar um impulso político quádruplo", antes que ocorra a cúpula relativa ao 60º aniversário do Tratado de Roma. Nela, deve se dar início a uma nova etapa na construção política europeia, a partir do dia 25 de março, na capital italiana, como explicou uma fonte diplomática francesa.

Para superar os obstáculos inerentes a uma União Europeia de 27 Estados e as reticências de alguns membros, principalmente do leste europeu, os países que anseiam por acelerar a integração poderão formar grupos mais reduzidos com intuito de evoluir a respeito de determinados assuntos prioritários para o crescimento, como as questões sociais, a proteção às fronteiras e a defesa.

A ideia de uma Europa a várias velocidades não é novidade, e já é perceptível por meio do espaço Schengen e da zona do euro.

Os dirigentes que participarão da minicúpula não farão nenhum anúncio oficial após a reunião, por temerem que alguns países membros, principalmente os do leste europeu, sintam-se desconsiderados.

bur-vl/mw/at/gm/eg/bn/

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos