Irã testa sistema russo de defesa antiaérea S-300 (TV estatal)

Teerã, 4 Mar 2017 (AFP) - O Irã testou com sucesso o sistema russo de defesa antiárea S-300, que já está operacional, informou neste sábado a televisão estatal Irib, em um contexto de crescentes tensões entre a República Islâmica e os Estados Unidos desde a chegada ao poder de Donald Trump.

A cadeia disse qe vários objetivos, em particular um míssil balístico e um drone, foram abatidos durante o teste realizado na presença de políticos e militares em uma das bases de defesa antiaérea no deserto iraniano.

O general Farzad Esmaili, comandante da defensa antiaérea iraniano, declarou à Irib que o sistema de defesa Bavar 373, fabricado localmente, será testado em breve e disse que era mais moderno que o S-300", comprado da Rússia.

Em 2010, a Rússia suspendeu um contrato de fornecimento do sistema S-300 ao Irã depois das sanções impostas pela ONU contra Teerã por seu controvertido programa nuclear.

Essas sanções foram levantadas progressivamente depois um histórico acordo nuclear entre Teerã e as grandes potências, em julho de 2015, o que permitiu que se retomasse, em 2016, a entrada dos S-300.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos