Premiê turco considera 'produtiva' a conversa com chanceler alemã

Ancara, 4 Mar 2017 (AFP) - O primeiro ministro turco Binali Yildirim considerou produtiva a conversa telefônica que manteve neste sábado (4) com a chanceler alemã Angela Merkel, informaram alguns jornais turcos, diante de um contexto de crescente tensão entre Berlim e Ancara.

"Tivemos uma conversa boa e produtiva", declarou Yildirim, de acordo com a CNN turca. "Nossos ministros de Relações Exteriores se reunirão na próxima semana", ressaltou.

As relações entre os governos alemão e turco estão cada vez mais em atrito, principalmente desde que a Alemanha cancelou três comícios organizados em seu território e que pretendiam apoiar o referendo com o qual o governo turco tem por finalidade aumentar os poderes do presidente Recep Tayyip Erdogan.

"É uma decisão infeliz que vai de encontro com a democracia e as liberdades", declarou Yildirim, horas antes de sua conversa com Merkel, durante um comício a favor do referendo em Kirsehir, no centro do país.

O primeiro-ministro também acusou a Alemanha de autorizar manifestações dos opositores ao referendo, enquanto as proíbe para "as pessoas que amam o seu país".

A Turquia criticou duramente o cancelamento dos comícios da quinta e sexta-feira, culpando a Berlim por apoiar uma vitória que não a do referendo.

Uma das queixas rebatidas por Merkel foi a de que as decisões para anular os comícios não eram de competência do Estado, mas sim dos municípios.

O embate entre os governos alemão e turco são constantes desde o falido golpe de Estado ocorrido em julho na Turquia, e alcançaram seu ápice após o encarceramento na segunda-feira (27) do correspondente turco-germânico Deniz Yücel, do jornal Die Welt na Turquia, sob alegação de "propaganda terrorista".

Erdogan garantiu na sexta-feira (3) que Yücel era um "representante do PKK", rebeldes curdos, e um "agente alemão", acusação essa que Berlim classificou como uma "aberração".

lsb/glr/gm/eg/bn/

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos