Hollande afirma que "ameaça" de vitória de Le Pen na França "existe"

Paris, 6 Mar 2017 (AFP) - O presidente francês, François Hollande, declarou que existe a "ameaça" de uma vitória da candidata de extrema-direita Marine Le Pen nas próximas eleições presidenciais, em uma entrevista concedida a seis jornais europeus e publicada antes de uma mini-reunião de cúpula europeia em Paris.

"A ameaça existe, já que a extrema-direita nunca chegou tão alto em mais de 30 anos", disse o presidente, antes de completar, no entanto, que a "França não cederá".

O presidente francês fez a declaração em uma entrevista aos jornais Le Monde, Süddeutsche Zeitung, La Stampa, La Vanguardia, The Guardian e Gazeta Wyborcza, publicada poucas horas antes de uma reunião entre os governantes da França, Alemanha, Itália e Espanha.

A França "é consciente de que a votação de 23 de abril e de 7 de maio determinará não apenas o destino de nosso país, mas também o próprio futuro da construção europeia", ressaltou Hollande.

"Se por azar a candidata da Frente Nacional vencer, abriria imediatamente um processo de saída da zona do euro, e inclusive da União Europeia", prosseguiu.

"É o objetivo de todos os populistas: abandonar a Europa, fechar-se ao mundo e imaginar um futuro cercado de barreiras e fronteiras vigiadas por torres", completou Hollande, em reverência ao presidente americano, Donald Trump.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos