Casa Branca afirma que sistemas da CIA são 'obsoletos'

Washington, 9 Mar 2017 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, considera que os sistemas da CIA são "obsoletos" e devem ser modernizados, afirmou nesta quinta-feira o seu porta-voz, questionado sobre as últimas revelações do WikiLeaks.

"O presidente está muito preocupado com a publicação de informações confidenciais que debilitam nossa segurança nacional", declarou Sean Spicer. "Ele acredita que os sistemas da CIA são obsoletos e devem ser modernizados".

WikiLeaks publicou na quarta-feira 9 mil documentos da CIA que revelam que a agência controlava smart TVs da Samsung e iPhones, entre outros dispositivos, para espionar seus usuários.

Julian Assange atribuiu à "incompetência devastadora" da CIA a publicação por sua plataforma WikiLeaks de milhares de documentos secretos da Agência de Inteligência americana.

"É um fato histórico de incompetência devastadora ter criado tal arsenal (de material secreto) e tê-lo armazenado todo em um único lugar", disse Assange em uma coletiva de imprensa em seu abrigo na embaixada equatoriana em Londres, criticando a forma como a CIA protegeu seus dados.

A CIA reagiu acusando o WikiLeaks de ajudar os inimigos dos Estados Unidos e, segundo o Washington Post, lançando uma grande operação para identificar quem vazou os documentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos