Detectadas condições precárias de imigrantes em prisão nos EUA

Los Angeles, 9 Mar 2017 (AFP) - Castigos severos, comida podre e banheiros com mofo fazem parte do calvário de centenas de imigrantes em uma prisão da Califórnia, situação que as autoridades federais e locais afirmaram nesta quinta-feira estar comprometidas a melhorar.

O Departamento de Segurança Interna (DHS) publicou esta semana as conclusões de uma inspeção surpresa feita em novembro na prisão Theo Lacy, operada pelo xerife do condado de Orange, e considerada um dos piores centros de reclusão para imigrantes deste estado fronteiriço com o México.

O inspetor geral do DHS, John Roth, que assinou o relatório, advertiu sobre os riscos à segurança e à saúde dos internos, enquanto a agência migratória ICE disse à AFP que "está comprometida com a segurança e o bem-estar dos presos".

Atualmente, o ICE tem 528 detidos em Theo Lacy.

Na visita foi comprovado que "estavam servindo aos presos, e parecia ser algo regular, carne aparentemente podre", indicou o memorando, que também destacou as "condições e serviços insatisfatórios" da prisão.

O DHS verificou "banheiros com mofo e pútridos, dejetos nas celas e telefones sem funcionar", falhas que o ICE assegurou terem sido "rapidamente" consertadas.

O DHS condenou as ações disciplinares da prisão, que podem durar até 30 dias.

Quando alguém é punido em Theo Lacy "fica isolado [durante] as 24 horas do dia em uma cela, sem visitas, recreação ou serviços religiosos. Os prisioneiros saem brevemente em dias alternados para tomar banho", o que, segundo o DHS, viola os parâmetros do ICE.

A agência migratória determina que um preso separado tem direito a uma hora de recreação cinco vezes por semana, a receber visitar e orientação religiosa, assim como o uso limitado do telefone e material de leitura.

O DHS também criticou que não são processados os pedidos formais feitos pelos reclusos.

O gabinete do xerife de Orange disse em um comunicado que estava "comprometido com a saúde e a segurança dos imigrantes detidos".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos