Topo

Número de imigrantes ilegais detidos na fronteira entre EUA e México cai 40%

Fila de caminhões na fronteira dos EUA com o México - Eros Hoagland/The New York Times
Fila de caminhões na fronteira dos EUA com o México Imagem: Eros Hoagland/The New York Times

Em Washington

09/03/2017 12h29

A detenção de "pessoas não admissíveis", ou seja, imigrantes ilegais na fronteira entre os Estados Unidos e o México sofreu uma redução de 40% em fevereiro em relação a janeiro, informou o governo americano nesta quinta-feira, atribuindo essa queda à política do presidente Donald Trump.

"A queda do número de detenções mostra uma mudança marcada de tendência", afirmou o secretário de Segurança Interna, John Kelly.

"Desde a entrada em vigor dos decretos do Poder Executivo detinados a fortalecer as leis migratórias, as detenções e os movimentos de pessoas não admissíveis (imigrantes ilegais) tendem a um mínimo mensal dede os últimos cinco anos ao menos", comemorou.

Habitualmente, as detenções de imigrantes clandestinos pelos serviços de alfândega e de proteção na fronteira aumentam entre 10 e 20% todos os anos, entre janeiro e fevereiro, afirmou Kelly.

"Ao contrário, este ano assistimos uma queda do número de detenções, de 31.578 para 18.762, ou seja, uma diminuição de 40%", acrescentou.

"Estes primeiros resultados mostram que a aplicação das leis tem um impacto, que a dissuasão tem um impacto, e que uma aplicação efetiva dos textos em termos de imigração tem um impacto", concluiu.