Israel prende deputada do Hamas, membro do Parlamento palestino

Hebrom, Territórios palestinos, 9 Mar 2017 (AFP) - Uma deputada do Hamas, membro do Parlamento palestino, foi presa pelas forças de segurança de Israel, informaram nesta quinta-feira fontes da segurança palestina e o serviço de segurança interna israelense.

Samira Halayqa foi detida na quarta-feira à noite em sua casa perto de Hebron, no sul da Cisjordânia ocupada, segundo fontes da segurança palestinas.

O Shin Bet, o serviço de segurança interna de Israel, confirmou a prisão, sem fornecer mais detalhes.

De acordo com o Clibe dos Prisioneiros Palestinos, Israel prendeu nove outros membros do Parlamento palestino, que tem 132 deputados.

O Hamas governa a Faixa de Gaza desde 2007, quando expulsou seu rival Fatah, formação do presidente palestino Mahmoud Abbas, depois que foi impedido de governar mesmo vencendo as eleições legislativas de 2006.

Considerado um grupo "terrorista" por Israel, Estados Unidos e União Europeia, o Hamas entrou em guerra três vezes com o Estado judeu desde 2007.

O Parlamento palestino não se reúne desde 2007, devido, principalmente, às discrepâncias profundas entre as duas formações rivais palestinas.

ssh-jod-dms/vl/jvb/es/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos