Topo

Irã testa míssil no Mar de Omã

10/03/2017 00h56

Teerã, 10 Mar 2017 (AFP) - Os Guardiães da Revolução - a força de elite do regime islâmico - testaram "com sucesso" um míssil que atingiu um alvo a 250 km no Mar de Omã, declarou nesta quinta-feira um alto oficial iraniano, citado pelas agências de notícias Fars e Tasnim.

"Testamos esta semana o míssil Hormuz-2. O míssil conseguiu destruir seu alvo situado a 250 km" no Mar de Omã, declarou o general Amir-Ali Hadjizadeh, comandante da força aeroespacial dos Guardiães da Revolução, citado pela agência Tasnim.

Segundo Fars e Tasnim, o novo míssil tem um alcance de 300 km.

O teste do míssil no Mar de Omã ocorre em plena tensão entre Irã e Estados Unidos.

Na quarta-feira, um alto oficial da Marinha dos Guardiães da Revolução acusou os Estados Unidos de provocar "tensão" no Golfo com incidentes ocorridos na semana passada.

"Um barco da marinha americana que cruzava o estreito de Ormuz modificou seu trajeto internacional para se aproximar a 550 metros dos barcos dos Guardiões da Revolução em uma atitude pouco profissional", declarou o comandante Mehdi Hashemi, citado pelo site dos Guardiães, Sepahnews.

"As ações destes últimos dias dos Estados Unidos e do Reino Unido mostram que têm objetivos nefastos, ilegítimos e provocadores (...) Não apenas não querem a estabilidade e a segurança no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz, mas tentam criar tensões e uma crise", acrescentou.

Na terça-feira, o Pentágono atribuiu, por sua vez, os incidentes ocorridos perto do estreito de Ormuz à atitude "pouco profissional" de navios militares iranianos.

Segundo o departamento de Defesa americano, na quinta-feira passada uma fragata iraniana se aproximou "a menos de 150 metros" de um barco de sua marinha, o USNS Invincible.

E, dois dias depois, no sábado, várias lanchas de ataque iranianas se aproximaram a 300 metros do USNS Invincible, declarou o porta-voz do Pentágono, Jeff Davis.

Em ambos os casos, o navio americano e os barcos que o escoltavam precisaram manobrar para evitar um incidente, lamentou Davis.

O USNS Invincible é um barco equipado com um potente radar, que permite seguir a trajetória de mísseis balísticos como os que o Irã utiliza em seus testes.