Treze estrelas internacionais reunidas em campanha de segurança viária

Paris, 10 Mar 2017 (AFP) - Pharrell Williams, Antoine Griezmann, Rafael Nadal e outras dez personalidades se uniram em uma campanha mundial de segurança viária chamada "3.500 lives" (3.500 vidas), lançada nesta sexta-feira pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA).

Os cartazes da campanha, cujo nome evoca o número de pessoas mortas todos os dias nas estradas de todo o mundo, estarão presentes em mais de 50 países.

As personalidades envolvidas lembram as treze "regras de ouro" relacionadas às principais causas de acidentes: "Coloque o cinto de segurança", "Use capacete", "Respeite os limites de velocidade", "Faça uma pausa se estiver cansado", "Não pegue a estrada se tiver bebido"...

Além de Pharrell Williams, Griezmann e Nadal, os pilotos de Fórmula 1 Fernando Alonso, Nico Rosberg e Felipe Massa e de motoGP Marc Márquez; as estrelas do atletismo Yohann Blake, Dwayne van Niekerk e Haile Gebreselassie; a campeã paralímpica Vanessa Low, a atriz e produtora Michelle Yeoh e a prefeita de Paris Anne Hidalgo se uniram à causa.

Além de sensibilizar a população, "os governos têm a responsabilidade de colocar em andamento medidas para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU de reduzir à metade o número de mortos e feridos até 2020", ressaltou Jean Todt, presidente da FIA e enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para a segurança viária.

"Quase um bilhão de pessoas vivem em países que não aderem às convenções de segurança viária da ONU", lembrou.

A campanha inclui um "manifesto pelas estradas mais seguras" que pede, principalmente, uma melhora das infraestruturas e da segurança dos veículos, mais envolvimento das empresas e o reforço da luta contra o álcool ao volante e os excessos de velocidade.

Com mais de 1,25 milhão de pessoas mortas todos os anos, os acidentes viários se converteram na segunda causa de mortalidade do mundo depois da Aids, e a primeira entre os jovens de entre 15 e 29 anos. Todos os dias, 500 crianças morrem em acidentes rodoviários.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos