Haiti se despede do ex-presidente René Préval

Porto Príncipe, 11 Mar 2017 (AFP) - O Haiti se despede neste sábado do ex-presidente René Préval, morto em 3 de março aos 74 anos, em um funeral de Estado em Porto Príncipe.

Familiares e amigos de Préval, que governou o Haiti entre 1996 e 2001 e de 2006 a 2011, se reuniram neste sábado com deputados na praça do Campo de Marte, no centro da capital, em um ato que põe fim a seis dias de luto nacional.

Depois da cerimônia religiosa, o atual presidente, Jovenel Moise, e a filha mais nova de Préval, Patricia, farão discursos.

Préval é o único dirigente na história do Haiti que conseguiu concluir seus dois mandatos presidenciais (o limite estabelecido pela Constituição) sem sofrer um golpe de Estado nem ter que partir para o exílio.

A estabilidade política alcançada por Préval no país foi o aspecto mais lembrado pelas personalidades políticas nacionais e internacionais desde o anúncio da sua morte, na sexta-feira passada, por um problema cardiovascular.

O corpo de René Préval será enterrado no sábado à tarde em Marmelade (200 km ao norte de Porto Príncipe), cidade natal do seu pai, onde passou toda a sua infância.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos