Um dos homens detidos no sábado na Alemanha é liberado após ameaça de atentado

Berlim, 12 Mar 2017 (AFP) - A polícia alemã anunciou neste domingo que libertou um dos dois homens detidos no sábado no âmbito de uma ameaça de ataque que levou as autoridades a fechar um importante shopping em Essen (oeste).

O segundo homem segue sendo interrogado, indicou a polícia de Essen.

A polícia fechou durante todo o sábado o shopping de Essen por medo de um ataque. A imprensa alemã sugeriu uma possível ligação com o grupo Estado Islâmico (EI).

As autoridades haviam informado que dois homens foram detidos na cidade de Oberhausen, perto de Essen, mas sem que armas ou explosivos tivessem sido apreendidos.

O jornal alemão Bild afirmou que os serviços de inteligência alemães estavam cientes de um projeto "de ataque por vários homens-bomba contra o shopping".

As autoridades alemãs estão em alerta por causa da ameaça jihadista na Alemanha, particularmente desde o atentado com caminhão que matou 12 pessoas em dezembro em Berlim, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.

O movimento jihadista vive nos últimos dois anos um boom no país. Os serviços de inteligência nacionais estimam em cerca de 10.000 o número de radicais islâmicos no país, dos quais 1.600 são suspeitos de serem capaz de agir passar.

rh-hmn/mkh/at/lch/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos