Erdogan acusa Merkel de "apoiar terroristas"

Ancara, 13 Mar 2017 (AFP) - O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou nesta segunda-feira a chanceler alemã Angela Merkel de "apoiar terroristas", em meio a uma crise entre Ancara e vários países da União Europeia.

"Senhora Merkel, por que está escondendo terroristas em seu país? (...) Por que não está fazendo nada?", afirmou Erdogan em uma entrevista ao canal de televisão A-Haber.

Ele acusou Berlim de não responder a 4.500 dossiês enviados por Ancara sobre supostos terroristas. "Senhora Merkel, você está apoiando terroristas", acrescentou.

Erdogan declarou que a Alemanha, que a Turquia acusa de oferecer porto seguro a militantes da causa curda e suspeitos procurados pelo golpe fracassado de 15 de julho, "oferece de uma maneira cruel apoio ao terrorismo".

Ele também criticou Merkel pelo apoio manifestado ao primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, na crise diplomática com Ancara.

A crise foi desencadeada pela recusa de Haia de deixar que ministros turcos participassem de comícios no país para incentivar os turcos residentes na Holanda a votar "sim" no referendo de 16 de abril sobre o reforço dos poderes presidenciais.

As autoridades alemãs também impediram na semana passada a realização de comícios, causando a ira de Ancara.

Referindo-se a esta situação, Erdogan reiterou sua comparação com a Alemanha nazista.

"Nazismo, podemos chamar isso de neo-nazismo. Uma nova tendência do nazismo", disse ele.

O porta-voz de Merkel declarou que a chanceler considerou "aberrantes" as acusações do presidente turco.

"A chanceler não tem a intenção de participar deste concurso de provocações", indicou. "Essas declarações são claramente aberrantes", acrescentou.

raz-sjw/adm/lpt/gde/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos