Assessor internacional de Trump se reúne com presidente israelense

Jerusalém, 15 Mar 2017 (AFP) - O assessor internacional de Donald Trump, Jason Greenblatt, se reuniu nesta quarta-feira com o presidente israelense, Reuven Rivlin, no âmbito de uma visita destinada a relançar os esforços de paz entre Israel e Palestina.

Greenblatt, representante especial para as negociações internacionais do presidente Trump, se reuniu com o presidente Rivlin depois de ter se encontrado com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e na terça-feira com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

"Criar a confiança entre israelenses e palestinos constitui o primeiro passo, e o mais importante, para uma possível solução", declarou Rivlin, segundo um porta-voz do presidente.

Greenblatt deve viajar nesta quarta-feira ao campo de refugiados de Jalazune, na Cisjordânia, e na quinta se reunirá com líderes religiosos, antes de deixar a região.

Com a visita de Greenblatt, a administração Trump dá seus primeiros passos no conflito israelense-palestino, num momento em que as perspectivas de solução são mais confusas do que nunca.

O departamento de Estado indicou que a viagem do enviado americano tinha caráter exploratório.

Nos encontros com Netanyahu e Abbas, Greenblatt afirmou a vontade de Trump de ajudar os israelenses e palestinos a alcançar uma "paz duradoura através de negociações diretas", segundo os comunicados oficiais.

No entanto, não se pronunciou sobre a solução de dois Estados, que implica a criação de um Estado palestino em coexistência com Israel.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos