Bélgica considera os "filhos" do EI um perigo para o futuro

Bruxelas, 16 Mar 2017 (AFP) - Os filhos nascidos na Síria de combatentes do grupo extremista Estado Islâmico (EI), "treinados militarmente desde os sete ou oito anos", poderiam tornar-se um "perigo para o amanhã", afirmaram especialistas belgas no combate ao terrorismo.

"A Bélgica ainda tem quase 160 pessoas que estão lá, homens e mulheres, e quase 20 desejam retornar para a Bélgica", afirmou um dos especialistas a um grupo de jornalistas, poucos dias antes do primeiro aniversário dos atentados reivindicados pelo EI em Bruxelas (32 mortos) em 22 de março de 2016.

Não há sinais de um retorno em breve de combatentes a partir da Síria e "a maioria daqueles que desejam retornar são mulheres, que querem voltar porque muitas crianças nasceram ali", completou.

De acordo com a fonte, quase 80 são filhos de combatentes que deixaram a Bélgica, um número "similar" ao de descendentes de jihadistas oriundos de outros países europeus, disse, ao citar 80 no caso da Holanda e de 200 a 300 na França.

"Mesmo que não representem uma ameaça imediata, poderiam ser um perigo para o amanhã", destacou a fonte belga. Além dos 80 que permanecem na Síria, "18 já retornaram".

"Sabemos que dentro do Daesh (acrônimo do EI em árabe) estes menores recebem treinamento militar quando têm sete, oito ou nove anos, sofrem uma lavagem cerebral... Certamente se convertem em um risco. Viram atrocidades, bombardeios. É um tema delicado, complexo", disse.

Em sua chegada à Bélgica, as autoridades "tentam integrar desde o princípio a dimensão da proteção social", disse outra fonte belga.

"Para os adultos, quando saem da prisão, também devemos iniciar um processo de 'desradicalização'", explicou.

axr-siu/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos