Chile recebe na Patagônia maior doação de terras privadas da história

Santiago, 16 Mar 2017 (AFP) - Mais de 407.000 hectares de florestas nativas e espécies de flora únicas doadas pela família do filantropo americano Douglas Tompkins foram somados a uma rede de Parques Nacionais da Patagônia chilena, tornando-se a maior doação de terras privadas em nível mundial.

As terras foram oferecidas ao Chile por Kristine McDavitt, viúva de Douglas Tompkins, com o objetivo de que o Estado chileno se encarregue delas e que seu acesso seja público.

"Depois de meses de trabalho coordenado, concretizamos uma boa notícia para o nosso país e honramos a generosidade e o amor à natureza de Douglas Tompkins", disse a presidente chilena, Michelle Bachelet, em uma cerimônia na quarta-feira na comuna de Chaitén, 1.260 km ao sul de Santiago, onde foi assinado um protocolo de acordo para a doação dos 407.625 hectares, que ainda deve ser formalizada através de um decreto.

Fundador da marca de roupas e materiais esportivos The North Face e da marca de moda Esprit, Tompkins deixou seus negócios para se instalar, em 1990, na Patagônia do Chile, onde começou seu enorme projeto conservacionista que implicou a preservação de milhares de hectares de florestas nativas e espécies de flora únicas.

O ecologista morreu em dezembro de 2015, aos 72 anos, após sofrer um acidente de caiaque.

Os terrenos doados pela sua viúva - seguindo os desejos do marido - correspondem a uma faixa de natureza que inclui reservas na zona do sul do Chile, desde Hornopirén, na região de Los Lagos, até o Canal de Beagle, em Magallanes.

"É o maior esforço na história do mundo até hoje, e espero que sirva como modelo para outros países", disse a viúva do ecologista na cerimônia de assinatura.

Com a doação das terras privadas, serão criados três novos parques nacionais na extensa Patagônia chilena: Pumalín, Melimoyu e Patagonia.

O Estado chileno se comprometeu a proteger outros 949.368 hectares, para totalizar a preservação de mais de 4,5 milhões de hectares em oito áreas do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos