Trégua em Trípoli após quatro dias de confrontos

Trípoli, 16 Mar 2017 (AFP) - Grupos armados líbios assinaram um acordo de cessar-fogo em Trípoli, impulsionado pelo Governo de União Nacional (GNA), após quatro dias de combates que paralisaram a capital, anunciou nesta quinta-feira o ministério da Defesa.

Segundo um comunicado, o acordo prevê um "cessar-fogo imediato" na capital, a partida dos grupos armados de Trípoli em um prazo de 30 dias, assim como a libertação de pessoas detidas nos últimos quatro dias.

O acordo foi assinado pelo GNA, pelos ministérios da Defesa e do Interior e pelos chefes dos grupos armados de Trípoli e Misrata, cidade do oeste líbio de onde são originários vários grupos armados presentes na capital.

As forças leais ao GNA foram contratadas para garantir a segurança dos setores que estavam sob o controle dos grupos rivais, segundo o acordo alcançado na quarta-feira.

Na noite de quarta, os combates se concentraram no bairro de Salahedin, no sul da capital, onde várias milícias rivais ocupam quartéis militares.

Mas na manhã desta quinta a situação estava tranquila na capital e em sua periferia.

As forças leais ao GNA conseguiram maior influência na capital ao conquistar vários setores que estavam nas mãos das milícias rivais, entre elas as leais ao ex-chefe de governo não reconhecido, Khalifa Ghweil, afastado do poder em Trípoli após a formação do GNA.

Os combates começaram na noite de segunda-feira após o assassinato de um dos guardas de um banco.

A capital líbia está afundada em uma insegurança crônica desde a queda de Muanmar Kadhafi, em 2011. Dezenas de milícias disputam o poder.

O GNA, apoiado pela ONU, obteve a adesão de algumas milícias desde que entrou em funções, em março de 2016, mas seguem existindo setores em Trípoli fora de seu controle.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos