Intensos bombardeios no leste de Damasco após ofensiva rebelde

Beirute, 20 Mar 2017 (AFP) - Aviões sírios e russos bombardearam nesta segunda-feira posições rebeldes e jihadistas no leste de Damasco, onde o governo respondeu no domingo a uma ofensiva insurgente, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Aconteceram intensos ataques aéreos desde o amanhecer contra posições rebeldes no bairro de Jobar, onde teve início a ofensiva insurgente", disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

"As forças governamentais e seus aliados retomaram a iniciativa e lançaram uma contraofensiva contra os grupos rebeldes que executaram os ataques de domingo", explicou Abdel Rahmane.

No domingo, extremistas da Frente Al-Sham, ex-braço sírio da Al-Qaeda, iniciaram uma violenta ofensiva a partir da posição mais próxima ao centro de Damasco, no bairro de Jobar, informou o OSDH.

O bairro, cenário de confrontos há dois anos, está dividido entre os rebeldes e os jihadistas de um lado e as forças governistas de outro.

Pela primeira vez em dois anos, os rebeldes entraram no domingo em edifícios da Praça de Abbassiyyin, a partir de onde lançaram foguetes contra vários setores da capital, segundo o OSDH.

Nesta segunda-feira, os aviões do regime sobrevoavam a região e os moradores voltaram a transitar pela Praça de Abbassiyyin.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos