EUA proíbe dispositivos eletrônicos em voos do Oriente Médio

Washington, 21 Mar 2017 (AFP) - Os Estados Unidos proibiram a presença de dispositivos eletrônicos - como tablets e laptops - em voos procedentes de vários países do Oriente Médio, segundo empresas aéreas e a mídia.

Um tuíte da empresa aérea Saudita e outro da Royal Jordanian informaram aos clientes que a partir desta terça-feira será proibido levar na cabine dispositivos eletrônicos que sejam maiores que um smartphone.

Segundo a Royal Jordanian, todos estes aparelhos - incluindo laptops, tablets, câmeras, reprodutores de DVD e jogos eletrônicos - estão incluídos na proibição, de acordo com as novas regras do governo americano.

Apenas smartphones e dispositivos médicos fundamentais para o usuário estão excluídos da medida, que entra em vigor no dia 21 de março.

Um funcionário americano, citado pela rede de televisão CNN, disse que a proibição está relacionada com uma ameaça feita pela Al-Qaeda na Península Arábica.

Em um comunicado, o departamento de Segurança Nacional disse não ter "comentários sobre possíveis precauções de segurança", mas que fará uma "atualização quando for apropriado".

Segundo o Financial Times, que cita um funcionário americano, as novas normas serão aplicadas a oito países do Oriente Médio, incluindo Egito, Jordânia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

The Guardian revela que a proibição, anunciada pela Administração de Segurança do Transporte dos Estados Unidos em um e-mail confidencial, afeta 13 países.

A medida marca a última tentativa da administração do presidente Donald Trump de reforçar a segurança nas fronteiras dos Estados Unidos, após o decreto que restringe as viagens de cidadãos de nações de maioria muçulmana ser bloqueado pela Justiça.

hr-ec/oh/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos