Morre Martin McGuinnes, ex-vice-premier da Irlanda do Norte e ex-líder do IRA

Londres, 21 Mar 2017 (AFP) - Martin McGuinness, ex-vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte e ex-dirigente do IRA que se tornou um ativista do processo de paz, faleceu nesta terça-feira aos 66 anos, anunciou o partido Sinn Fein.

"Com grande pesar e imensa tristeza tomamos conhecimento da morte de nosso amigo e camarada Martin McGuinness, que faleceu em Derry durante a noite. Aqueles que o conheceram sentirão muita falta", afirma o Sinn Fein em seu site.

McGuinness, que era o número dois do IRA em Derry, sua cidade natal, durante o "Domingo Sangrento", o dia 30 de janeiro de 1972, quando 13 republicanos morreram em uma ação do exército britânico, morreu em consequência de uma doença cardíaca, de acordo com a imprensa.

Em janeiro ele se afastou da política, após uma divergência com o outro partido que governa a Irlanda do Norte, o unionista DUP, o que provocou novas eleições.

"Era um republicano apaixonado que trabalhou sem descanso pela paz e a reconciliação e pela reunificação de seu país. Mas acima de tudo amava sua família e as pessoas de Derry, da qual tinha muito orgulho", disse o líder histórico do Sinn Fein, Gerry Adams.

McGuinnes foi um dos principais negociadores da paz na Irlanda do Norte, definida no Acordo da Sexta-Feira Santa de 1998, que encerrou um conflito de três décadas com as autoridades britânicas que deixou mais de 3.000 mortos.

fb-rba/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos