ONU: tratamento de esgotos é chave para enfrentar escassez de água

Paris, 22 Mar 2017 (AFP) - O tratamento de esgotos é fundamental para proteger a saúde e o meio ambiente, mas também é chave para se enfrentar a escassez de água, destaca um relatório das Nações Unidas publicado nesta quarta-feira.

"As águas residuais representam um recurso muito valioso, devido à disponibilidade limitada de água doce no mundo e à crescente demanda", avaliou Guy Rider, responsável da ONU-Água, por ocasião da Jornada Mundial da Água.

Durante décadas, a humanidade tem consumido água a um ritmo mais rápido que sua produção natural, contribuindo em algumas regiões para fome, doenças, migração e até conflitos.

Se não houver ação, a ONU prevê que em 2030 a demanda mundial será superior a 40% das provisões naturais.

Dois terços da humanidade vivem em zonas onde a escassez de água é patente durante ao menos um mês ao ano, especialmente em China e Índia.

As doenças relacionadas à água matam 3,5 milhões de pessoas a cada ano na América Latina, África e Ásia, um número superior à soma de mortes por Aids e acidentes rodoviários; e o aquecimento global, que agrava a seca, prosseguira.

"Há uma necessidade absoluta de incrementar a segurança hídrica para superar os desafios que representam a mudança climática e a influência humana", disse Benedito Braga, diretor do Conselho Mundial da Água, que reúne governos, associações e centros de pesquisa.

O relatório destaca que alguns países da América Latina ampliaram consideravelmente o tratamento de águas residuais urbanas, a exemplo de Brasil, México e Uruguai, que reciclam mais da metade do total, e do Chile, onde o tratamento é quase universal.

O documento recorda que o objetivo principal e mais facilmente alcançável é que a água tratada seja reutilizada na agricultura, que representa 70% da demanda mundial deste recurso.

A Jordânia foi precursora - desde o final dos anos 70 - em águas tratadas destinadas à agricultura (90%), enquanto outros países árabes começam a trabalhar neste sentido. Israel conta com quase 50% de terras cultivadas irrigadas com água reciclada, contra a média mundial de 10%.

ces-mh-app/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos