Proibição britânica de computadores em aviões começará até sábado

Londres, 22 Mar 2017 (AFP) - As companhias aéreas afetadas pela proibição de computadores portáteis e tablets em voos rumo ao Reino Unido a partir da Turquia e de 5 países árabes têm até sábado para começar a aplicar a medida, declarou nesta quarta-feira o governo britânico.

Até as 00h01 GMT de sábado (21h01 de sexta, horário de Brasília), a medida deverá estar em vigor mas, de qualquer forma, segundo uma porta-voz do ministério dos Transportes, os passageiros "já devem ir ao aeroporto com a ideia de que as medidas já são aplicadas".

Washington e Londres decidiram na terça-feira proibir os computadores portáteis e os tablets na cabine dos voos com origem em vários países árabes e Turquia.

No caso do Reino Unido, a medida englobará os voos que partem de Turquia, Líbano, Jordânia, Egito, Tunísia e Arábia Saudita.

Os Estados Unidos citaram o risco de esconder bombas nestes aparelhos. Em Londres, o ministro dos Transportes britânico, Chris Gayling, disse ao Parlamento que é preciso ir adequando as medidas de segurança às "mudanças constantes" na "ameaça terrorista".

As 14 companhias aéreas afetadas foram alertadas imediatamente após a decisão do governo, anunciada na terça-feira, mas as disposições para colocar a medida em prática exigiam vários dias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos