Trump deseja feliz Ano Novo a iranianos

Washington, 22 Mar 2017 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta quarta-feira seus bons votos para todos os que comemoram o Ano Novo persa, embora o gesto tenha sido tardio.

Em um comunicado, o presidente americano, abertamente crítico ao Irã, enviou seus "melhores desejos a todos os que ao redor do mundo comemoram a maravilhosa festa do Nowruz".

O Ano Novo persa, ou Nowruz, aconteceu na terça-feira, 21 de março.

O ex-presidente Barack Obama também enviava a cada ano suas felicitações por esta celebração, como uma forma de abrir caminho entre os céticos iranianos sobre as intenções de Washington.

Os governos dos Estados Unidos e do Irã continuam sem normalizar suas relações diplomáticas, embora recentemente tenha havido um acordo para frear o programa nuclear iraniano em troca da redução das sanções.

O governo do Irã frequentemente incita um sentimento antiamericano, algo que Trump parece estar disposto a corresponder.

Nos primeiros dias de sua administração, Trump colocou o Irã de "sobreaviso" de que os Estados Unidos poderiam tomar fortes medidas contra as ações iranianas no Oriente Médio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos