Explosão em depósito de armas na Ucrânia por sabotagem, diz Kiev

Kiev, 23 Mar 2017 (AFP) - Um incêndio consumia nesta quinta-feira um depósito de armamentos e munição no leste da Ucrânia após o registro de várias explosões provocadas, segundo as autoridades militares do país, por uma "sabotagem".

"Às 02h46 (21h46 de Brasília de quarta-feira), foi declarado um incêndio provocado por uma sabotagem" em um depósito de armas da pequena cidade de Balakliia, perto de Kharkiv, declarou no Facebook o procurador-militar Anatolii Matios citando os resultados de uma investigação.

Os depósitos abrigavam mais de 138.000 toneladas de munições e morteiros, principalmente de artilharia, segundo Matios, ressaltando que não havia recebido nenhuma informação sobre as eventuais vítimas.

Por sua vez, as autoridades locais anunciaram a retirada da população em um raio de cinco quilômetros.

"A evacuação está em andamento e já quase terminou", disse à agência Interfax-Ucrânia o chefe da administração local, Stepan Maselskii.

O armamento armazenado estava destinado às tropas que combatem os rebeldes pró-russos nas zonas limítrofes do leste, segundo a rede de televisão ucraniana One Plus One TV.

Em dezembro de 2015, "já havia ocorrido uma tentativa de incendiar os depósitos de armas em Balakliia", segundo a mesma fonte.

Ao menos duas pessoas morreram em outubro de 2015 em uma série de explosões em um depósito de munições em Svatové, pequena cidade próxima à linha de frente.

Os depósitos, nos quais é armazenada uma grande quantidade de armamento por vezes em condições rudimentares, são atacados às vezes pelos rebeldes.

O conflito entre separatistas pró-russos e forças ucranianas, que começou em abril de 2014, já deixou mais de 10.000 mortos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos