Número de refugiados sírios supera a barreira de 5 milhões

Genebra, 30 Mar 2017 (AFP) - O número de refugiados que escaparam do conflito devastador na Síria superou cinco milhões, anunciou nesta quinta-feira a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).

"Quando o número de mulheres, homens e crianças em fuga de seis anos de guerra na Síria passa da marca de cinco milhões, a comunidade internacional precisa fazer mais para ajudá-los", afirma o ACNUR em um comunicado.

O número de refugiados era de 4,6 milhões no final de 2015 e aumentou para 4,85 milhões ao longo de 2016, de acordo com os números do ACNUR.

Durante os três primeiros meses do ano, outros 250.000 sírios se registraram como refugiados, indicou a agência, sem apresentar uma explicação para o aumento repentino.

A Turquia é o país que abriga o maior número de sírios deslocados pela guerra, quase três milhões.

Em seguida aparecem o Líbano, com mais de um milhão, e a Jordânia, com 657.000, assim como, em menor medida, Iraque, Egito e outros países do norte da África.

Centenas de milhares de sírios também fugiram para a Europa durante o conflito, mas nem todos receberam o status de refugiado.

apo-bs/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos