Primeira-ministra britânica defende relação estreita com a UE

Madri, 30 Mar 2017 (AFP) - A primeira-ministra britânica, Theresa May, publicou nesta quinta-feira um artigo em sete jornais para tentar tranquilizar os europeus sobre seu desejo de manter uma "profunda e especial relação com toda a UE" após o Brexit.

"Estamos convencidos de que será possível chegar a um acordo no prazo previsto e, além disso, de um modo que reforce os valores europeus que todos compartilhamos e que o mundo necessita", escreveu May no texto publicado no jornal espanhol El País, um dia depois do início do processo de saída de seu país da União Europeia.

Para ela, o Brexit "não é uma tentativa de prejudicar a UE nem a nenhum de seus Estados membros". Ela completa que na negociação do novo acordo que deve regulamentar as relações entre Londres e a União, "todos sairíamos prejudicados se fossem criadas barreiras comerciais desnecessárias".

A Espanha abriga a maior comunidade de expatriados britânicos do mundo, quase 300.000 pessoas, número que alcançaria até um milhão se fossem considerados os residentes não registrados, de acordo com estimativas não oficiais.

No artigo do El País, May destaca que no Reino Unido há pelo menos 130.000 espanhóis, "que fazem uma contribuição enorme à nossa economia e sociedade". Também enfatiza que seu país "é o principal destino dos investimentos espanhóis na Europa, ao mesmo tempo que 700 empresas britânicas investem na Espanha".

No jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, a primeira-ministra britânica ressalta a estreita colaboração com Berlim em questões de política externa, como os conflitos na Síria e na Ucrânia.

"Sabemos como é valiosa esta cooperação e esta longa amizade entre nossos países", escreveu.

No jornal francês Le Parisien ela insiste na importância de ter "a cooperação mais estreita possível na área de segurança", uma vez que o Reino Unido abandone a UE, dentro de dois anos.

Para ela, as duas partes "enfrentam os mesmos desafios globais, o terrorismo e o extremismo".

Os outros jornais que publicaram o artigo da premier britânica foram o polonês Rzeczpospolita, o italiano La Repubblica, o sueco Dagens Nyheter e o irlandês Irish Times.

burs-avl/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos