Topo

Secretário-geral da ONU visita o Iraque para examinar ajuda humanitária

30/03/2017 06h03

Bagdá, 30 Mar 2017 (AFP) - O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, desembarcou nesta quinta-feira no Iraque para examinar a ajuda humanitária e afirmou que a proteção dos civis deve ser a "prioridade absoluta", no momento em que as forças iraquianas lutam para reconquistar Mossul.

"Acabo de chegar ao Iraque tratar da urgente situação de ajuda humanitária. A proteção dos civis deve ser a prioridade absoluta", escreveu o português em sua conta no Twitter.

Muitos civis permanecem em Mossul, a segunda maior cidade do país, que em 2014 foi conquistada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Fontes oficiais e testemunhas denunciaram que os bombardeios realizados este mês provocaram muitas vítimas entre os civis.

Guterres se reunirá com o primeiro-ministro Haider al-Abadi em Bagdá e depois viajará a Arbil, a capital da região autônoma dos curdos.

Além dos civis retidos pelos combates, muitos moradores foram obrigados a abandonar suas casas e fugir da cidade para escapar da violência.

As tropas iraquianas iniciaram em 17 de outubro uma grande operação para reconquistar Mossul, a grande cidade do norte do Iraque. No fim de janeiro retomaram a zona leste da cidade.

A ofensiva para recuperar a zona oeste começou em 18 de fevereiro.

Desde então, mais de 200.000 civis fugiram dos combates no oeste de Mossul, de acordo com dados oficiais iraquianos.