EUA: Ivanka Trump e Jared Kushner continuam recebendo rendimentos milionários

Em Washington

  • Win McNamee/Getty Images/AFP

    Ivanka Trump (vestido vermelho) acompanha discurso de seu pai Donald Trump no Congresso, em Washington

    Ivanka Trump (vestido vermelho) acompanha discurso de seu pai Donald Trump no Congresso, em Washington

A filha do presidente americano, Ivanka Trump, e seu marido, Jared Kushner, mantiveram ativos imobiliários avaliados entre 240 e 740 milhões de dólares desde que passaram a trabalhar para o governo, segundo documentos publicados na sexta-feira pela Casa Branca.

Desde que Donald Trump foi eleito, em novembro, seu vasto império financeiro tem sido examinado de perto por especialistas em ética, que advertiram sobre a possibilidade de surgir conflitos de interesses pela ausência clara de uma delimitação entre os negócios e a função política.

Os documentos divulgados nesta sexta-feira mostram que Ivanka e Kushner, que exercem a função de conselheiros do presidente, continuam recebendo os rendimentos dos ativos.

Nesta semana, a filha do presidente americano anunciou que ela e seu marido se tornarão funcionários federais não remunerados.

A filha mais velha do magnata imobiliário já dispunha de um gabinete na Casa Branca, embora não seja empregada pelo governo, uma situação que gerou críticas e questionamentos.

Desde que Donald Trump assumiu seu cargo, Ivanka Trump, de 35 anos, está muito presente na ala oeste da Casa Branca, o núcleo do poder americano.

Já participou de inúmeros encontros com dirigentes estrangeiros, entre eles a chanceler alemã, Angela Merkel.

Um dos assuntos sensíveis é a participação de Ivanka no Trump International Hotel, situado a poucas ruas da Casa Branca.

Vários críticos assinalaram que grupos de interesse ou governos estrangeiros poderiam ficar no hotel de luxo com o objetivo de obter benefícios do governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos