Topo

Sobe para 92 o número de mortos em deslizamento de terra na Colômbia, diz Cruz Vermelha

Resgate de mulher em deslizamento de terra provocado por fortes chuvas em Mocoa, estado de Putumayo - AFP Photo/Ejercito de Colombia
Resgate de mulher em deslizamento de terra provocado por fortes chuvas em Mocoa, estado de Putumayo Imagem: AFP Photo/Ejercito de Colombia

Bogotá

01/04/2017 13h21

Subiu para 92 o número de mortos em um deslizamento de terra no município de Mocoa, sul da Colômbia, que também deixou 180 feridos, após a cheia de rios causada pelas fortes chuvas dos últimos dias, anunciou neste sábado a Cruz Vermelha Colombiana (CRC).

"Reportamos 92 mortos e 180 feridos", informou à AFP César Urueña, diretor geral de Socorro da CRC, assinalando que cerca de 200 pessoas estavam desaparecidas.

Há o registro de "17 bairros afetados, 174 feridos e 23 mortos", indica o órgão em um relatório sobre a tragédia, ocorrida na noite de ontem, cujo número de desaparecidos é indeterminado, segundo autoridades.

Devido à dimensão da catástrofe, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, informou que irá viajar até Mocoa, capital do departamento de Putumayo, para supervisionar os trabalhos de resgate e assistência.

A governadora de Putumayo, Sorrel Aroca, assinalou que se trata de uma tragédia sem precedentes. "Há centenas de famílias que ainda não encontramos, bairros desaparecidos", disse à W Radio.

Autoridades criaram uma sala de crises com a presença de autoridades locais, e mais de 100 pessoas, entre soldados, policiais e membros de órgãos de socorro, trabalham nas buscas por desaparecidos e na remoção dos destroços", disse Márquez.