Condutor do metrô de São Petersburgo diz ter 'seguido as instruções'

São Petersburgo, 4 Abr 2017 (AFP) - O condutor do metrô de São Petersburgo, onde ocorreu um atentado na segunda-feira, disse ter "seguido as instruções" ao tirar o trem do túnel, um gesto "heroico" que salvou "muitas vidas", segundo seus superiores.

"A explosão havia acabado de acontecer (...) houve um 'boom' e fumaça", contou nesta terça-feira Alexandre Kaverin, de 50 anos, durante sua primeira coletiva de imprensa.

"Comecei a receber mensagens incompreensíveis (do interfone) dos passageiros. Todos falavam ao mesmo tempo, em todos os vagões", declarou o condutor.

"Segui as instruções", explicou Kaverine, em seu posto há 15 anos. "Tomei a decisão de seguir avançando sem parar (...) e tirei o trem" do túnel.

Foi "um dia difícil", acrescentou, baixando o olhar. O condutor explicou que não pôde passar a noite em sua casa com sua esposa e seus dois filhos devido à quantidade de jornalistas que o aguardavam em sua porta.

Levando o trem até a plataforma da estação do Instituto Tecnológico, o condutor permitiu salvar "muitas vidas", declarou o diretor do metrô de São Petersburgo, Vladimir Kariuguin.

"Se tivesse sido necessário tirar as pessoas do vagão" quando o trem ainda estava no túnel, "teria sido complicado", afirmou, explicando que, como o trem estava na plataforma, as equipes de resgate puderam ajudar e evacuar os feridos com mais rapidez.

"Nestas situações de emergência, as pessoas se tornam heróis", afirmou Kariuguin, afirmando que o condutor receberá uma medalha por sua valentia.

"Os funcionários do metrô e os passageiros se ajudaram mutuamente. Estavam comovidos, mas não houve momentos de histeria", elogiou.

O balanço do atentado lançado na segunda-feira no metrô de São Petersburgo subiu para 14 mortos, segundo a ministra russa da Saúde, Veronika Skvortsova.

A explosão ocorreu em um trem do metrô que circulava entre duas estações de uma linha movimentada que atravessa o centro de São Petersburgo, Instituto Tecnológico e a Praça Sennaya.

mak-all/kat/cr/bc/me/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos