Topo

Filho de Trump diz que nepotismo é 'um fato da vida'

Ivanka e Eric Trump ao lado de Melania Trump - TIMOTHY A. CLARY/AFP
Ivanka e Eric Trump ao lado de Melania Trump Imagem: TIMOTHY A. CLARY/AFP

Em Nova York

04/04/2017 20h02

Seu cunhado Jared Kushner é um dos conselheiros da Casa Branca, assim como sua irmã Ivanka, e ele mesmo ajuda a gerir os negócios da família: para Eric Trump, o nepotismo é "um fato da vida".

O segundo filho do presidente americano, Donald Trump, fez estas declarações durante uma entrevista com a "Forbes" publicada nesta terça-feira (4), enquanto Kushner participava de diálogos no Iraque, visitando este aliado-chave antes mesmo do secretário de Estado, Rex Tillerson.

"O nepotismo é como um fato da vida", afirmou Eric Trump, de 33 anos, na Trump Tower em Nova York, de onde ele e seu irmão mais velho, Donald Trump Jr., administram a empresa da família, enquanto seu pai se ocupa da Casa Branca.

"Podemos ter entrado pelo nepotismo, mas não continuamos aqui pelo nepotismo. Você sabe, se não fizéssemos um bom trabalho, se não fossemos competentes, acredite, não estaríamos neste lugar", acrescentou.

A "Forbes" disse que a entrevista foi realizada em fevereiro, antes da Casa Branca anunciar na semana passada que a filha do presidente Trump, Ivanka, de 35 anos, é uma funcionária federal e conselheira de seu pai, mas que não recebe salário.

Trump está na mira de opositores políticos e especialistas em ética por concentrar o poder nas mãos de familiares e por se negar a se afastar totalmente de seu conglomerado imobiliário internacional, a Trump Organization.

Kushner, de 36 anos, é um dos conselheiros que Trump mais confia tanto na política interior como na exterior. Neste momento ele está no Iraque com o general Joseph Dunford, chefe do Estado Maior Conjunto.

Assim como seu sogro, não tem experiência anterior no governo e seus negócios imobiliários e editoriais tiveram uma alta considerável transformando-o em um dos atores mais poderosos da vida política dos Estados Unidos.

Sua posição ainda está sob o escrutínio desde que documentos revelaram que ele e sua esposa Ivanka mantêm investimentos de até 740 milhões de dólares, aumentando os temores de possíveis conflitos de interesse.